Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O labirinto da filha da mãe

por Amarelinha, em 18.05.22

Gerir espetativas dos idosos, já com demência instalada, fazendo crivo para separar o real do imaginário, gera uma ansiedade assinalável. Hoje escrevi à enfermeira que cuida da minha mãe:

"Boa tarde, Enfermeira ****.

Depois que me telefonou a dizer que a COVID da minha mãe tinha terminado e que ela mal deu pela infeção, falei com ela. Queixou-se de que ainda está muito constipada, rouca, e enfraquecida.

A seguir falou de umas calças que vieram a colocar fecho novo e eu lhe enviei pelo correio. Disse-me que ainda bem que ficou bem colocado, porque as calças são novas. Ainda nunca foram lavadas. Ora se vieram para colocar fecho, por o outro se ter estragado, não são novas, nem perto disso.

Posto isto, existe um assunto que vem à baila constantemente: a qualidade da comida. Eu não sei o que pensar, nem o que lhe responder. Tornou-se ideia fixa?

Ela sempre foi esquisitíssima com a comida. Sei as dificuldades que colocava ao meu pai e a mim. Mas a insistência dela é tal, que não posso deixar completamente de parte que a comida servida no lar tenha piorado de qualidade. Não está ao meu alcance fazer nada quanto a isso, mas ela chega a dizer que, por causa da comida, acabará por ter que se vir embora daí, o que me preocupa bastante.

Hoje disse que comeu sopa de feijão e mais nada. Que a sopa estava boa, mas lhe fez dor de estômago. O segundo prato era polvo e ela além de não gostar, não consegue mastigar aquilo. A fruta eram nêsperas, que lhe têm dado diarreia e não as pôde comer.

Entrei no vosso site para ver a ementa. Não vi lá polvo nenhum. Hoje era sopa de legumes e perú com esparguete. A diferença é muito grande.

Preocupo-me? Não me preocupo? Preocupo-me com a qualidade da comida, ou com o aumento da demência? Sei lá eu.

Haverá alguma coisa que eu possa fazer para sossegar o espírito dela?"

publicado às 16:04


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D